sábado, 30 de abril de 2011

DOMINGO DE FLORES: sargaço-branco

-



Igualmente reconhecido popularmente como 'mato-branco', o Teucrium fruticans L. é, como as imagens evidenciam, um arbusto (nanofanerófito) perene, pertencente à família das Labiatae (Lamiaceae).



É considerado por muitos como um arbusto estruturante de algumas zonas de matos, ocupando o nicho reservado aos terrenos incultos da região mediterrânea.




Obviamente que também é utilizado com vários fins (sebes por exemplo) em espaços verdes particulares ou públicos.



Apesar das suas flores (de odor suave, de Abril a Agosto), ostentarem o "roxo pascal", é o "branco" da pilosidade que reveste as partes visíveis da planta (principalmente as páginas inferiores das folhas) que domina no seu nome comum.


Outra característica interessante nesta planta é o facto de apresentar ramos com uma secção (corte transversal) quadrada! (como se pode adivinhar em algumas das imagens) - muito pouco frequente na natureza, que sabe sempre o que faz.



Bom Domingo.

Não posso deixar de evocar aqui a vida de alguém que marcou o séc. XX. Por acaso vestia de branco. Vai ser beatificado pelos homens neste domingo.


'TOTVS TVVS', Karol!

-
Foto: F.Reis(c)2011.04.29
Local: Mirandela
Texto: elaborado com consulta atenta à FLORA DIGITAL DE PORTUGAL, do herbário da UTAD

-Link

4 comentários:

João Menéres disse...

Muito interessante a sua postagem sobre o SARGAÇO-BRANCO.
Creio nunca me ter deparado com ele...

Um abraço.

lis disse...

Esses arbustos aqui servem muito como cercas vivas em condomínios fechados e substitui os muros que separam as residencias, dando um aspecto mais humanizado e bonito.
Nao me lembro dejá ter visto o "mato branco", a flor é bem graciosa e a sua postagem sempre primorosa .
Uma semana de Paz
abraço

Montse disse...

Precioso el Teucrium, no se si sabes que sus flores son una de mis preferidas, no sé por qué siempre me han gustado por su forma, su color suave.
Una delicia esta planta.

Un abrazo!

Sara disse...

Não deixa de ser curioso o nome das flores. Estas, por exemplo, têm um nome que associava ao mar e à praia ("sargaço") e outro que não peca por falta de poesia ("mato branco"). Tenho pena de não conseguir decorar todos estes nomes que vai apresentando por aqui, Fernando. Iria impressionar o pessoal :))

Um abraço e votos de uma óptima semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS