sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DOMINGO DE FLORES: Candeias

-



Capuz-de-frade, capuz-de-fradinho, arisaro ou candelária são outros nomes comuns da Arisarum vulgare O.TARG.-TOZZ. (Ottaviano Targioni Tozzetti), uma planta bulbosa da família das Araceae, típica da região Mediterrânica (Centro e Sul de Portugal, Açores, Canárias, ...) onde prolifera no sub-coberto dos habitats Ruderal (hortas e campos de regadio, matagais, montados, pomares e olivais, prados, zonas perturbadas, baldios ou ruderais, zonas ribeirinhas ou ripícolas, zonas rupícolas, caminhos e terrenos incultos e húmidos).



Ainda não é bem certa a identificação específica desta espécie de geófito com um caule subterrâneo tuberoso (rizoma tuberoso), apontando alguns (como a Flora Ibérica) que, em Portugal, o que se encontra é, de facto, a Arisarum simorrhinum DURIEU.



É Arisarum e é relativamente fácil encontrá-la (eu tropecei literalmente nelas!). E isso basta para a maioria de nós.



Floresce de Outubro a Abril e a inflorescência, que tem uma cor escura entre o negro e o violeta, é composta por flores masculinas masculinas dipostas em torno de um espádice curvo, envolvido por uma espata que envolve totalmente a sua base, onde se encontram as flores femininas (em número mais reduzido, como se pode ver na imagem seguinte).


A espata abre-se na parte superior, deixando sair o espádice curvo, de forma que a inflorescência se assemelha a uma candeia (lanterna ou lâmpada de Aladino), com um "pavio" de fora ou ainda ao capuz de um frade,fazendo juz a um dos seus nomes comuns.



Sinonímia: Arisarum clusii SCHOTT, Arisarum latifolium HILL, Arum arisarum L. var. clusii (SCHOTT) ENGL. et A. DC., Arisarum simorrhinum DURIEU






UM BOM DOMINGO PARA TODOS OS MEUS AMIGOS!





-
Fotos: F.Reis(c)2010, 2011
Local: Bendafé, Condeixa-a-Nova
-

Candeias na rede:

3 comentários:

João Menéres disse...

Sempre muito didáctico, Fernando !

O que se aprende por aqui é espantoso !

Um abraço.

mfc disse...

Gosto de aprender com a tua sensibilidade para "veres" o belo!

lis disse...

Oi Fernando
Candeias - preciosas dicas destes, mas inútil porque desconhecia essa lindeza!
tenho estado por aqui,mas convenci-me que também o silêncio visita.
então me calo! rs
belos olhares meu Rei(s)
parabens e bela semana pra ti

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS