quarta-feira, 13 de outubro de 2010

NO TELHADO?

-



Sim. Existe mesmo um candeeiro num telhado de Vila Real. A História tem destas coisas e o melhor é ler o que textualmente se reproduz:

“(…) quando se chega, vindo de poente, ao Alto de Espinho, é sinónimo de estarmos a chegar a casa. E havia um ponto, entre o Alto de Espinho e Vila Real, que era crucial para a nossa relação com a cidade (…): a Curva da Alegria; também chamada Curva da Saudade (…) Curva do Cuco, ficava na Nacional 15, a cerca de 7 km de Vila Real (…) era nessa curva que os potenciais clientes nocturnos da Pastelaria Gomes, viajando pela EN 15, se certificavam de que a mesma se encontrava ainda aberta. Para esse efeito, o proprietário Manuel dos Santos Gomes (1890-1950), numa verdadeira iniciativa de Marketing, mandou instalar no telhado do edifício construído entre 1948 e 1952 um candeeiro eléctrico que se mantinha aceso enquanto a pastelaria estivesse aberta.”

In “A Curva da Alegria”. História ao café, nº 143 de 25/01/2005. Museu de Vila Real

-
Nota:. Como é evidente, o candeeiro continua a ocupar a sua posição. Se funciona ou não, se calhar até nem é muito importante ...
-

1 comentário:

lis disse...

Esses pormenores que fazem a diferença numa cidade, fazem a história Fernando.
tenho blogado só a noite, e precisava ir ver suas "Plantas de Chaves" , que pena, nunca dá tempo rsrs

deixo abraços da madrugada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS