sábado, 13 de junho de 2009

Museu das Termas Romanas, no Arrabalde flaviense

Segundo aquele Boletim Municipal, foi aprovado na reunião camarária de 7 de Maio passado o Projecto-Base de Arquitectura do futuro Museu das Termas Romanas, no Arrabalde (em frente ao Tribunal), de acordo com parecer favorável da Direcção Regional de Cultura do Norte, concretizando-se assim a decisão de musealizar os vestígios do complexo termal edificado no período romano (séc. I a IV, mais coisa menos coisa), retomando o seu lugar no espaço urbano da cidade.

Ficam duas imagens disponíveis do Projecto-Base ...

|1. aspecto exterior (digitalizado)|

|2. aspecto interior (digitalizado)|

Bem, não sei quem é que deverá retomar o seu lugar: - se o espaço urbano nas ruínas ou se as ruínas no espaço urbano; o que sei é que, na primeira das fotos, me prendeu a atenção aquela fileirinha de plantinhas muito bonitas e em 3D que lá se encontram e fico na expectativa de saber se aquela é a única fileirinha que vai sobreviver. Ou seja, espero que haja intenções de elaborar igualmente um Projecto-Base de Arquitectura Paisagista - em muitos casos, erradamente, considerada o parente pobre da Arquitectura!

E já agora espero que não se repitam certos erros cometidos (eu considero-os assim) aquando de "descobertas" anteriormente feitas em Chaves, e tudo em nome da mobilidade (que é um assunto com pano para outras mangas - arrabalderias, diria eu jocosamente).

É preciso não esquecer que este projecto terá um grande impacto não só por dentro, como por fora, sendo esta uma belíssima ocasião para se fazer alguma coisa de jeito em termos paisagísticos.

Pelos Arquitectos Paisagistas só posso afirmar apenas isto (e acreditem que não falo só por mim): nunca estivemos tão prontos e aptos para colaborar. Assim haja vontade dos edis para isso!

Post Scriptum:
Também ainda não sei se musealizar é solução. Se calhar eu preferiria "centro-interpretar". Para além de potencialmente mais abrangente, não sei o que seria Chaves a musealizar tudo o que é coisa do período romano, talvez um museu-vivo!

Quem sabe?

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS