segunda-feira, 1 de junho de 2009

Tamarix no Curral



A brisa fresca desta hora da manhã (9:00h, mais coisa menos coisa) leva-me, não sei bem porquê, à aldeia da Bendafé (à árabe Abendinfer) no Concelho de Condeixa-a-Nova, em Coimbra, mais especificamente à Escola, a única que o lugar conheceu e onde se ensinaram gerações inteiras entre levas de lenha para a Senhora Professora e perfilares de miudos a cantar o Hino Nacional.

[Escola da Bendafé e Tamarix parviflora em 30.05.2009]

O principal motivo, descubro eu mais tarde, é uma planta, uma Tamarix parviflora que, nesta altura do ano se encontra verde azeitona e despenteada, cheia de novas folhinhas (assumindo uma coloração rosada - primeiro muito clara e depois forte - na Primavera/Verão) e que lá se encontra há mais de 40 anos, resistente incólume ao passar do tempo (o mesmo bandido que a Susana Félix anuncia na letra da sua canção mais conhecida).

[Escola da Bendafé, Tamarix parviflora e parte do Parque Infantil em Abril de 2008]

[Tamarix parviflora e o autor das fotos em Abril de 2008]

O mais interessante nesta história é que foram aqueles mesmos miudos que numa tarde de Março (não uma qualquer mas precisamente aquela em que se anuncia a chegada da Primavera e, já agora, se relembra que Portugal é um País de Florestas, com um "F" grande sim senhor), a plantaram, numa cerimónia oficial, como deveriam sempre ser todas as que envolvem a plantação de novas plantas.

Não é por nada mas não fora o acaso de umas eleições dessas que acontecem por aí terem dado ao local telhado (e interior) novo e um pequeno parque infantil (4 equipamentos, 1 piso e uma cerca), que se enche novamente de miudos no Verão, especialmente nos dias de festa, que aquele seria o único ser vivo (à escala do homem ...) a ocupar hoje esse mesmo espaço, como acontece em míriades de espaços idênticos neste País de brandos costumes e de bem acostumadas gentes.

Melhor prova não há que o homem, mesmo sem querer, consegue com a sua acção, prolongar sinais da sua presença no tempo, moldando e orientando os elementos naturais à sua volta.

Bem, não tenho a certeza quem é que, de facto, molda quem. Tenho mais certezas em relação a dois aspectos em particular; um: a planta está lá muito bem, reflectindo a passagem e as diferentes escalas do homem e dois: não percebo nem gosto é do nome que, vá-se lá saber porquê, é ...


NOTA: Este post é dedicado à Carmo e ao Miguel que no dia 30 de Maio de 2009 "plantaram" no altar de Vila Seca a Tamarix das suas vidas. Felicidades.


Post Scriptum:

Hoje mesmo fiquei a saber que a Escola vai albergar (com inauguração a 6 de Junho) um pequeno museu etnográfico onde serão expostos objectos e artefactos relacionados com a vivência e a história da aldeia.
Os meus parabéns à Comissão que a representa na Junta de Freguesia. Este é, sem dúvida, um caminho (um passinho mais) para a recuperação total e funcional do espaço.



Links:

1. Classificação botânica da Tamarix parviflora pelo Herbário da UTAD
2. Género Tamarix na base de dados da Flora Europaea
3. Tamarix na colecção de Mediterrânicas Calcícolas do Jardim Botânico da UTAD
4. Mapa de localização das colecçõres do Jardim Botânico da UTAD
5. Mapa de distribuição no território continental da Tamarix parviflora

2 comentários:

Anónimo disse...

Confirmo toda a sua descrição e posso confirmar que mesmo pertencendo eu a uma geração mais nova é uma arvore sempre bonita e mágica aos olhos de todos.

Foi agradavel saber o que se encontra na minha aldeia, com os nomes cientificos e tudo.

Um bom ano e continue a visitar a aldeia com a sua esposa e filha.

Abraços da Bendafé.

Anónimo disse...

The initial cost for these LED bulbs is high but they will pay back your investment within a few
months. Implementation of solar energy has environmental
costs that may hamper its application on large-scale operations
to reduce its impact. Hopefully, with this guide and examples on how to power
12 volt lights with solar panels at your home, you will
be well on your way to having great lighting while saving energy in a cost-efficient manner.


My site; Stehleuchten

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS