terça-feira, 5 de outubro de 2010

BENDAFÉ [4]

-

o Mordomo de 2010 e a Bandeira

Diz a tradição que a festa de "Nossa Senhora do Pranto" – Romaria a Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, tem lugar nas freguesias de Vila Seca e Podentes, e que na primeira se realiza, dependendo da residência do mordomo, no último domingo de Agosto.

a Rua do Outão com os "gaiteiros" em plena actuação

Diz ainda que foi em meados do séc. XIX, que as vinhas foram atacadas por uma praga a que chamaram “filoxera”, e que destruiu as videiras quase totalmente e apavorados (pois o vinho da região era um dos seus principais sustentos), os habitantes pediram a N.ª Senhora do Pranto que lhes valesse, prometendo ir todos os anos ir a pé até Dornes, como sinal de agradecimento.

E o pedido foi atendido.

A população tocou o sino, juntou-se e foi em peregrinação até à igreja de Dornes. E se, naquele tempo a deslocação era feita a pé, ou em burricos e cavalos, agora os crentes deslocam-se de carro, de motorizada e de bicicleta, embora alguns ainda percorram a pé a distância entre as duas localidades.

o cartaz com o itinerário do Peditório

É precedida de um peditório (com bombo, gaita-de-foles, caixa, cantorias, ... festa e alegria) pelos lugares da freguesia e afins (Casal da Azenha e Bendafé), realizando-se, este ano, no dia 28 de Agosto, romaria que a "Bandeira" transportada pelo Mordomo segue (entrando em todas as casas que a aceitarem) termina em festa rija (de comes e bebes essencialmente) em casa do mesmo.

a festa e a alegria
a passagem pela Rua das Vinhas ...


... e em direcção à Junta de Freguesia
Obviamente que todas as fotos foram tiradas por mim e dizem respeito à fugaz passagem do "Peditório" pela aldeia da Bendafé, parte da festa que terminou em Vila Seca.


Para a semana, uma bela ideia posta em prática: Secção de Artes e Ofícios da Associação Recreativa e Cultural da Bendafé


-
Referências:

Blogue "AQUI HÁ CONVERSAS"
Junta de Freguesia de Vila Seca
Junta de Freguesia de Podentes

-

1 comentário:

Henrique Oliveira disse...

Caro arq.º Fernando Reis,

Muito obrigado pela deliciosa crónica do peditório em Bendafé. Com um gaiteiro que tenho o prazer de conhecer, o Sr. Santinho.

Saudações gaiteiras!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS