domingo, 17 de outubro de 2010

DOMINGO DE FLORES: lantana ou cambará

-

Trata-se de um arbusto (endémico nos Açores) e considerada invasora dos habitats naturais (segundo muitos especialistas, nunca deveria ter "saltado" da contenção de um jardim doméstico), geralmente reina pelas cores que as suas flores podem apresentar (rosa, vermelho, amarelo roxo, laranja, branco, ...) e pela forma como estas se apresentam nas hastes florais ao que acresce o facto que, nas condições ideais florescem quase o ano todo.




E agora, se fizerem o favor, vão ver o que a Sra. Montse publica no seu blogue BOTANICMONTSERRAT - excelentes imagens das bagas e de um espécime ("banderita española") lindíssimo.

Obrigado Montse.


-
Notas:
A borboleta fotografada é uma Iphiclides feisthamelii DUPONCHEL (ou Iphiclides podalirius L.), confundida muitas vezes com a Papilio machaon e conhecida por "borboleta-tigre", "Zebra" ou "Cauda-de-Andorinha-Beige", que se alimenta nas flores de L. camara brancas e amarelas fotografadas em Condeixa-a-Nova.

A abelhita é uma Apis meliifera L., fotografada enquanto se alimentava nas flores de L. camara amarelas da Bendafé.
-

4 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Sem dúvida um verdadeiro infestante. Tenho muitas por aqui, com as correspondentes abelhas.

Montse disse...

La Lantana es muy bonita, yo tengo un arbusto en amarillo y rojo, la que llamamos "banderita española" que se desarrolla muy bien pero no de una forma invasora, supongo que será por el clima.

Un abrazo!

Reis disse...

Jorge: uma infestante que pode ser controlada, mas uma infestante, principalmente no Centro e Sul do País ... mas "linda de morrer" para alguns (eu incluído) principalmente a variedade que a Montse refere

Montse: gostava de ver uma "banderita española" ao vivo, já vi dezenas de fotos mas in vivo deve ser um espectáculo. Também não me parece que seja do tipo invasora-pirata, mas onde é plantada, toma conta do espaço, talvez pelo facto de possuir as características necessárias à sobrevivência: resistência a condições adversas, raízes fortes, bagas tóxicas, ... que dizer ... linda, linda linda.

Obrifgado pelo V. interesse e comentário.

Abraço.

lis disse...

Oi Fernando
meu domingo costuma ser o dia que chego aqui rsrs
lantana ou cambará nao sei, mas o que sei que brincava com elas de bem me quer,mal me quer com os namoradinhos ( tive alguns) rs
lindas , vou levando pro jardim de lis
abrços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS