domingo, 26 de junho de 2011

DOMINGO DE FLORES: cana-da-Índia

-


Cannaceae é uma família de plantas angiospermicas da ordem Zingiberales que inclui 19 espécies num único género (Canna).


Cana-da-Índia (não confundir com a poácea Phyllostachys bambusoides, que partilha o mesmo nome) é a designação comum de plantas angiospermicas herbáceas do género Canna da família das Canaceae, originárias da Índia e cultivadas nas regiões quentes para aproveitamento do seu rizoma que é rico em fécula. Esta espécie encontra-se ainda na América Central.


Canna indica L. (também conhecida por araruta-bastarda, conteira e roca-viana) é uma planta vivaz e rizomatosa. As suas folhas são basais, simples, inteiras e com pecíolo muito curto ou inexistente de cor variada. As flores, bracteadas e hermafroditas, formam panículas terminais. O perianto está diferenciado em sépalas, livres, e pétalas lanceoladas, com coloração alaranjada ou avermelhada. O androceu inclui quatro estaminócitos grandes e de cor viva. O ovário é ínfero e com três lóculos. O fruto é uma pseudocápsula, com numerosas sementes.


É uma grande Herbácea vivaz e rizomatosa, atingindo entre 80 a 120cm de altura, com flores vermelhas semelhantes às dos Gladiolos.



Paisagisticamente são muito usadas para preencher grandes canteiros ou em tufos, em conjunto com outras herbáceas ou arbustos, sendo as suas flores muito apreciadas.






-
Fotos: F.Reis(c)2010, 2011
Local: Chaves, em especial no Jardim Público
Texto: adaptado de várias fontes, em especial a INFOPÉDIA
-

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS