domingo, 29 de julho de 2012

DOMINGO DE FLORES: Couve-galega

Couve-galega era a resposta acertada ao desafio macroVEGETAL#17!


Couve portuguesa, couve, penca, couve-ratinha, berça, verça ou couve-de-folhas são outros dos nomes comuns da Brassica oleracea L., uma Cruciferae (Brassicaceae) comum em Portugal, cultivada como hortícola, originária das costa ocidental europeia.


Aqui trata-se de uma variedade de couve (Brassica oleracea, grupo Acephala), de caule razoavelmente alto e folhas largas, usada na confecção da sopa conhecida como caldo verde, típica de Portugal, bem como nos típicos "caldos de Berças".


É uma planta cuja descrição se torna difícil, já que as diversas variedades são bastante diferentes em termos morfológicos.




 Assim, pode considerar-se que é uma planta herbácea (havendo algumas variedades sublenhosas na zona da base do caule), bianual, (por vezes, com tendências perenes), de caule erecto, podendo ser curto, como no repolho, ou longo, como na couve-galega.

 




As folhas são geralmente verdes (glaucas, mas nem sempre), grossas, não chegando a ser carnudas e as da base podem diferir das folhas terminais: as basilares podem ser lirado-penatipartidas, enquanto que as folhas superiores podem ser oblongas, obovadas, onduladas, denteadas, formando, ou não, uma "cabeça" de folhas apertadas, antes da floração. Ao longo do caule (talo) podem formar-se pequenos ramos ou gemas, como na couve-galega, ou na couve-de-bruxelas.




 
A época de floração decorre entre Maio e Agosto e as suas flores, dispostas em rácimos terminais erectos, podem ser brancas ou amarelas, com sépalas erectas e corola composta por quatro pétalas obovadas, unguiculadas (com forma de unha), com estames tetradinâmicos, (quatro com filetes compridos e dois curtos).



Os frutos são síliquas cilíndricas ou sub-compridas rostradas (com um prolongamento em forma de bico na extremidade).



ainda em estado de fuga doce e leve, desejo a todos os meus amigos um ...


 Domingo cheio de FLORES!


-
Fotos: F.Reis(c)2010 - 2012
Locais: Bendafé, Vila Real, Chaves
Texto: Adaptado de vários autores
-

Couves na rede:

2 comentários:

lis disse...

Oi Fernando
Não sabia da flor do couve, é linda!
os desafios tem sido difíceis - és bem mauzinho! rs
mas te amo assim mesmo rsrs
abraço
boas fugas_ divirta-se!

isa disse...

O que fazer quando as couves estão em flor? Cortam-se as flores?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS