quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Chaves medieval ... de novo ... ainda bem

imagem de autor desconhecido publicada na página da Câmara Municipal de Chaves

A julgar pelo ano passado, vai ser bom para todos reviver alguma da atmosfera que marcou o crescimento (da maioria das cidades e, em especial) de Chaves.

É sempre necessário recordar que foi este tipo de eventos (feiras francas ou não), ou seja, o comércio inter e intra-cidades em especial que forneceu a matéria-prima que cimentou usos e costumes e, com eles, tradições, espaços, materiais ...

Como muito bem se explica na página da Câmara Municipal de Chaves, e passo a citar:

"A cidade de Chaves vai viajar mais uma vez até à época medieval e transportar-nos para um tempo imemorial. Nos dias 12 e 13 de Setembro, a Feira Medieval vai fazer-nos recuar no tempo e levar-nos a um convívio de perto com almocreves, nobres e fidalgos, armeiros e arautos e jograis. As Praças de Camões e da República, entre as 15h00 e as 24h00, vão ser o palco da iniciativa, organizada pelo quarto ano consecutivo pela Câmara. Este ano, o vento conta com o apoio da PROCENTRO - Associação para a promoção do Centro Urbano de Chaves. Do programa do certame faz parte um variado leque de actividades, entre as quais: um Cortejo Medieval (desfile de abertura, com a participação de animadores e figurantes locais, nacionais e estrangeiros); Artesãos locais e nacionais a trabalhar ao vivo; Tabernas Medievais; Torneios Medievais (justas medievais, torneios a pé, tiro com arco e besta, aclamação de vencedores, julgamento de hereges e tortura pública); Artes Circenses (malabarismos, acrobacias, exercícios com fogo, teatro, animação e personagens burlescas); um Parque Infantil Medieval (com catapulta, tiro com arco, jogos de destreza e jogos populares), Danças Tradicionais Medievais Cristãs e Muçulmanas; Mostra de armas e outros artefactos; um acampamento militar e civil, bem como espectáculos de cetraria (aves de rapina) e o encantador de serpentes."

Estou completamente preparado para os passeios de burro e para os gaiteiros e demais triteiros que normalmente inundam as principais ruas e espaços da cidade.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS