quarta-feira, 21 de abril de 2010

UMA PIA IMPORTANTE

-



Pia baptismal da capela de S. Miguel do Castelo


Lápide comemorativa


Encontrei-a sem a procurar especialmente (ou terá sido ela a encontrar-me?) numa visita casual ao centro histórico de Guimarães e exponho-a aqui apenas por se tratar daquela que em 1106, em que o primeiro Rei de Portugal (evidentemente Afonso I de Portugal ou D Afonso Henriques, rei de um reino ainda sem os al-gharbh - Sotavento e Barlavento - que seriam conquistados apenas em 1249 por D. Afonso III), diz-se, foi baptizado.

Específica e estrategicamente localiza-se esta pia na Capela de S. Miguel do Castelo, entre o Castelo e o Paço dos Duques e próxima da estátua-homenagem que Soares dos Reis cinzelou.


Capela de S. Miguel do Castelo, em Guimarães


Capela de S. Miguel do Castelo, em Guimarães - pormenor da cruz


Pode até o monarca ter nascido e morrido noutras paragens, mas é a Guimarães que visito que ostenta o título pomposamente numa parede (que resta da antiga muralha).


Muralha de Guimarães

Pormenor


O importante, penso eu, é que esta descoberta me serviu de mote para encontrar o resto que vale a pena ver em Guimarães - Centro Histórico e envolventes.

Nem é a palavra histórico ou centro histórico que me assusta especialmente (porque me dizem que ali, mais do que um conjunto de calhaus mais ou menos ordeiramente amontoados haverá traços de valor identitário que é preciso ter em consideração) ...

... pelo menos assusta-me menos que o Henriques da estátua que me olha de soslaio como quem diz: vê lá se te comportas ou ainda levas com as tropas de Mumadona ...


Estátua de D. Afonso Henriques (com o Paço dos Duques por trás)


Estátua de D. Afonso Henriques


... e eu que nem sou normando nem nada! ou serei?


-

2 comentários:

João Menéres disse...

Calcule que NUNCA encontrei a Capela de S.Miguel aberta!
Por isso tanto lhe agradeço a postagem.
Quanto à estátua do nosso primeiro rei, simpatizo bastante com ela.
Talvez por figurar numa série filatélica do tempo em que era menino e moço...
Há coisas que guardamos e passam a fazer parte do nosso EU...

Abraço agradado.

Reis disse...

João, poderá ter sido mesmo sorte, porque foi num dia de feira municipal e esta zona em especial estava "à pinha" de gente, principalmente excursões organizadas de turistas Americanos, Japoneses, Espanhóis, ...

Quanto ao D. Afonso, claro que é incontornável sentir simpatia e respeito por um dos nossos heróis ...

do selo, lembro-me pouco, mas retive na memória um exemplar de 10 centavos relativo a uma série dos CTT sobre os Reis da 1ª Dinastia ... num tempo em que a cultura levava lambidelas e murros ou palmadas ... apenas quando vinha estampada nos selos.

Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS