terça-feira, 14 de setembro de 2010

BENDAFÉ [1]

-



Aproveito o olhar desta perdiz-vermelha (Alectoris rufa L.) para abrir, nas próximas terças, um capítulo dedicado em exclusivo à aldeia da Bendafé (Bem da Fé, Ambindenfer, e outros tantos mais ...).


Brasão de Bendafé

escudo de prata, cruz latina de ouro perfilada de vermelho, entre dois ramos de oliveira de verde, frutados de negro, com os pés passados em aspa; em chefe, dois cachos de uvas de púrpura folhados de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «BEM da FÉ»


120 indivíduos (97 votantes) numa freguesia (2,34 Km2 de área) essencialmente rural, com as principais actividades económicas em torno da agricultura, (vinha e oliveira), graças ao clima marcadamente Mediterrânico.

A festa da Senhora da Ajuda (com missa cantada, procissão, baile e afins), o peditório da Senhora do Pranto, A Associação Recreativa e Cultural (com Secção de Artes e Ofícios), a deliciosa toponímia, ... são motivos mais do que suficientes para falar dela.

Porquê?

Porque a considero como minha. E é uma forma de lhe agradecer o considerar-me seu também.

-
Nota:. A perdiz-vermelha da primeira foto foi vislumbrada e fotografada por mim na cercania da aldeia da (por lá diz-se "da" e não "de") Bendafé. Mais um feliz acaso (ou não, quem sabe ...). Só tenho pena é que o esquilo-vermelho tenha tido uma agilidade que não consegui acompanhar ...
-

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS