quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Nossa Senhora ...

-
Fica em Vila Real. Daqui a 4 dias faz 2 meses de idade (de inauguração da obra). Há muito que fazia falta à cidade, sem dúvida.


Ocupa um espaço considerável do antigo recinto da feira (de dia, duas vezes por semana) e estacionamento/circulação automóvel (portanto, altamente compactado e impermeabilizado) e traz para aquela parte da cidade um ponto de encontro para diversas actividades, permitindo e organizando a circulação pedonal e automóvel com uma boa ligação com o restante Verde da cidade (Traslar, Igreja de Nª Sª Conceição, Av. D. Dinis, Jardim da Praça Diogo Cão, ....).

Com um traçado geométrico e simples a fazer lembrar que a tendência "modernista" ainda respira, na parte inferior tem um relvado, um parque infantil desnivelado em duas áreas (bem equipado, mas sem sombra na hora de maior calor) e na parte superior tem, para além do acesso pedonal, facilmente ciclável, um relvado. A meio, como interface de ligação tem uma pracinha/recepção com bancos, wc de apoio e um espelho de água.

Como espécies principais de árvores (e deixo claramente de fora arbustos, trepadeiras e ervas) podemos encontrar a bétula (Betula ssp), o liquidambar (Liquidanbar styraciflua) e o castanheiro-da-índia (Aesculus hipocastanun), entre outros.


Vista panorâmica da parte mais elevada (NE)

Vista panorâmica da pracinha para a parte menos elevada (SO)

O que eu não consigo entender é como é possível que, passados mais de dois meses ainda ninguém tenha reparado (e o espaço é mantido diariamente e diariamente são abertos regos de escoamento que não funcionam) que o solo altamente compactado e um infeliz cálculo (de substrato, terra e matéria orgânica) de plantação à cova tenham contribuído para o abatimento da cova de plantação, criando uma depressão (em quase todas as árvores plantadas) que acumula a água de rega e, obviamente, a água de chuva, contrariando todos os pressupostos de uma plantação à cova e levando (para mim, já começou) à morte das plantas por asfixia radicular e aumentando os encargos com a implementação final do projecto e a sua manutenção.

(tenham em atenção a quarta imagem daqui de baixo que mostra mais de perto uma cova alagada em que cada pontinho mais escuro é uma larva de insecto)


Covas de plantação abatidas e encharcadas


larvas de insecto (mosquito essencialmente, penso eu)


Manutenção diária com abertura de regos e tentativa de escoamento

O que é preciso dizer mais?

Que desconheço tanto o autor do projecto como o implementador do mesmo, mas lá no jardim há uma outra placa, inaugurada igualmente com pompa e circunstância, com o nome do responsável pela obra.

A "Conceição" merecia um pouco mais cuidado.
-

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS