domingo, 24 de junho de 2012

DOMINGO DE FLORES - Santolina

Santolina ... era a resposta acertada ao desafio macroVEGETAL#16.


Abrótano-fêmea, guarda-roupa, pequeno-limonete e coquete-dos-jardins são outros dos nomes comuns da Santolina chamaecyparissus L., um caméfito ornamental (planta arbustiva a sub-arbustiva) da família das Compositae (Asteraceae), que ocupa, preferencialmente, o espaço reservado aos matagais, apresentando um porte baixo (de 30 a 90 cm de altura), com ramagem ramificada, formando moitas densas.


Encontra-se naturalmente na Região Mediterrânica e está localmente naturalizada em algumas regiões temperadas da Europa e da América, onde é popularmente conhecida pelo seu aroma delicioso e pela sua rusticidade.

As folhas são cinzentas, finamente divididas, aromáticas e pontiagudas, que lembram folhas de cipreste. Os tons acinzentados da sua folhagem formam um interessante contraste com plantas de cor verde.

 









Floresce no Verão (Junho-Julho) e as suas inflorescências, do tipo capítulo, são delicadas e assemelham-se a pequenos pompons de cor amarelo brilhante, obviamente perfumados.


Em paisagismo, a santolina é muito usada para a formação de maciços e bordaduras, demarcando canteiros e caminhos sendo que a sua rusticidade e tolerância à estiagem fazem desta a planta ideal para jardins rupestres, de estilo mediterrâneo, campestre ou contemporâneo.

Depois de colhidas, as flores da santolina compõem belos arranjos florais e, depois de secas, são excelentes para compor "potpourris"  de ervas aromáticas, muito utilizadas para espantar traças e perfumar armários, bibliotecas e guarda-roupas.

Pode ser plantada em vasos e jardineiras.



Nota:. Fica aqui expresso o meu agradecimento a todos os que comentaram e comentarem. Como ainda estou em fase de "doce ausência", não vou responder.

Seja como for desejo ...


UM DOMINGO MUITO FLORIDO PARA TODOS!



-
Fotos: F.Reis(c)2011
Locais: Vila Real, Chaves
Texto: adaptado de vários autores
-

4 comentários:

Li Ferreira Nhan disse...

E tem um aroma forte!
Nunca consegui ir além das mudinhas compradas em feiras; o clima de São Paulo não ajuda.
Lindas fotos!

lis disse...

Fiquei longe demais no meu palpite.rs
Não conheço a 'Santolina',nem lembro de ter visto por aqui.
São lindas amarelinhas assim, tipo pom-pom rs
abraços Fernando
não demore tanto pra sua ausência nao ficar amarga rs

mfc disse...

Tenho algumas secas cá em casa!
Dão arranjos lindíssimos.

Um grande abraço, meu amigo.

jufer disse...

Tem cheiro de tempero, obra tomilho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS