quarta-feira, 7 de outubro de 2009

"C" de Chaves, claro.



Um cartaz à minha frente anuncia em letras gordas que Chaves vai mudar... E se é evidente que a causa política que lhe está subjacente não me interessa para nada nem um bocadinho (porque não me apetece) do ponto de vista das plantas (e enquanto utente) espero que a mudança favoreça o todo, e exemplifico: no local onde me encontro (esplanada do Aurora, na "coisa" General Silveira) e, em nome da mobilidade, criou-se um "deserto" de lagetas de vidraço onde antes existiam canteiros de arbustivas e flores, taças com água e repuxo (e peixinhos), árvores de vários tipos, formas e persistência de folha, e uma magnífica calçada em preto e branco de que só resta a ideia no Jardim do Bacalhau (e vejam lá não aproveitem para a "escangalhar" também).

Quando falo em deserto, digo-o com a convicção e experiência de o observar e experimentar e, claro, falo das épocas do ano todas, especialmente das mais duras.

E se no Inverno, o piso escorregadio (chuva ou gelo) fazem dos passeantes (os utentes a quem a obra se destina) uns verdadeiros heróis, o prémio iria com certeza absoluta para os que, no Verão, se atrevem a lá estar, à torreira do sol (que aqui queima mesmo, como muitos saberão) devido à ausência de sombra fresca.

Os edifícios ganharam visibilidade, mas nem por isso notoriedade acrescida.

É por estas e por outras que quando olho para eles (cartaz, praça, plantas, edificado, pessoas, ...) e ouço os miúdos do Liceu gritar "Vota C" (eleições para a Associação Académica?), acho que sim, "C" só pode significar "Chaves" e, claro, esta tem que mudar - evoluir.

Podíamos era começar já hoje ... e por aqui mesmo ...

[Nota: É evidente que o meu comentário não encerra em si nenhuma conotação política, (nem sequer a referência à lista C dos putos do Liceu) que deixo para os especialistas. Procurei apenas apropriar-me de palavras, pensamentos e emoções que, apesar de comuns, vi, ouvi, li, entendi e me ajudaram a encher o espaço com frases que, para mim, fazem todo o sentido]

2 comentários:

Su disse...

Pois...nem era preciso teres comentado, porque só de olhar para o antes e depois é possível avaliar qual o melhor projecto: o antigo, está claro!!! E aposto que não foi preciso nenhum Arq. Paisagista...

Nem há como olhar para os locais e captar a sua essência e as suas necessidades.

Vamos deixar de ser estúpidos, por favor!!!!

Beijocas

Anónimo disse...

Suuuuuu.... que saudades de ouvir (ou ler) as tuas palavras (e prometo que um dia destes vou remediar isso, e é a sério).

É que, para que se saiba, considero que és uma das poucas pessoas a quem me apetece ouvir.

Obrigado e beijocas para todos.

E quanto ao projecto acima, foi mesmo elaborado por uma equipe de paisagistas ... no further comments.

REIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS