Diz a tradição que a festa de "Nossa Senhora do Pranto" – Romaria a Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, tem lugar nas freguesias de Vila Seca e Podentes, e que na primeira se realiza, dependendo da residência do mordomo, no último domingo de Agosto.
Diz ainda que foi em meados do séc. XIX, que as vinhas foram atacadas por uma praga a que chamaram “filoxera”, e que destruiu as videiras quase totalmente e apavorados (pois o vinho da região era um dos seus principais sustentos), os habitantes pediram a N.ª Senhora do Pranto que lhes valesse, prometendo ir todos os anos ir a pé até Dornes, como sinal de agradecimento.
E o pedido foi atendido.
A população tocou o sino, juntou-se e foi em peregrinação até à igreja de Dornes. E se, naquele tempo a deslocação era feita a pé, ou em burricos e cavalos, agora os crentes deslocam-se de carro, de motorizada e de bicicleta, embora alguns ainda percorram a pé a distância entre as duas localidades.
É precedida de um peditório (com bombo, gaita-de-foles, caixa, cantorias, ... festa e alegria) pelos lugares da freguesia e afins (Casal da Azenha e Bendafé), realizando-se, este ano, no dia 28 de Agosto, romaria que a "Bandeira" transportada pelo Mordomo segue (entrando em todas as casas que a aceitarem) termina em festa rija (de comes e bebes essencialmente) em casa do mesmo.
Obviamente que todas as fotos foram tiradas por mim e dizem respeito à fugaz passagem do "Peditório" pela aldeia da Bendafé, parte da festa que terminou em Vila Seca.
Para a semana, uma bela ideia posta em prática: Secção de Artes e Ofícios da Associação Recreativa e Cultural da Bendafé
-
Referências:
Blogue "AQUI HÁ CONVERSAS"
Junta de Freguesia de Vila Seca
Junta de Freguesia de Podentes
-
1 comentário:
Caro arq.º Fernando Reis,
Muito obrigado pela deliciosa crónica do peditório em Bendafé. Com um gaiteiro que tenho o prazer de conhecer, o Sr. Santinho.
Saudações gaiteiras!
Enviar um comentário