O Ulex europaeus L. (leiva, pica-rato, tojo-arnal, tojo-bravo, tojo ou, simplesmente, mato) é, por sua vez, o nome comum das plantas pertencentes ao género botânico Ulex (família das Leguminosae - Fabaceae), plantas típicas da flora atlântica da península Ibérica e de toda Europa temperada.
Trata-se de um arbusto com 1 a 3 metros de altura, com ramos espessos, erecto e coberto de espinhos e que desenvolvem (desde cedo) raízes vigorosas, tornando-as aptas a dominarem ambientes degradados (ruderais) com facilidade e rapidez.
São amarelas (e dizem por aí que esta, simbolicamente, é uma cor que transmite calor, luz e descontracção, prosperidade, energia, um conjunto de características que transmite optimismo ... como precisamos todos) .
São simples, belas e começam a despontar por todo o País. Domingo FELIZ.
-
Foto: F. Reis, Janeiro de 2011
Local: Bendafé
Texto: adaptado de várias fontes, especialmente de INSTITUTO HÓRUS e FLORA DIGITAL DE PORTUGAL - JARDIM BOTÂNICO DA UTAD.
Poema: "Há luz no tojo e no brejo" de Fernando Pessoa, in FERNANDO PESSOA - OBRA POÉTICA
-
2 comentários:
Obrigado pela aula, FERNANDO.
Um abraço.
Oi meu arquiteto paisagista rsrs
saudade!
obrigada pela recepção de chegada ou "quase chegada" , ainda fico longe do Rio
estou na cidade onde piso firme porque o chão é meu rs
Pena que todo verão temos tragédias horríveis por quase todo o Brasil com temporais devastadores , dessa vez numa regiao montanhosa e turística , belíssima com um clima bem " europeu" um friozinho bom .
agora tudo devastado!
A natureza anda brava com tantos desmandos!
Obrigada pela beleza amarelinha , belas belas!
bom domingo, boa semana , uma semana mais quentinha ,ok?
abraços
Enviar um comentário