Esta é a época ideal para começar a apreciar o início da floração (tipicamente rosa) da Bergenia cordifolia (HAW.) STERNB. ou simplesmente bergénia ou chá-da-sibéria (e com sinonímia na Bergenia crassifolia (L.) FRITSCH).
Da família das Saxifragaceae, são aspectos como a sua floração (abundante, em cones de flores) e a persistência da sua folhagem (folhas em forma de coração em tonalidades de verde), bem como o seu pequeno tamanho (nanofanerófito), que lhe conferem as características ornamentais mais importantes na Arquitectura Paisagista.
Entre nós é muitas vezes usada, e com sucesso, como espécie tapizante nos locais menos soalheiros, aparecendo também em maciços em conjunto com outras espécies arbustivas ou mesmo isoladamente.
-
Fotos: F.Reis@2010 e F.Reis@2011
Locais: Bendafé, em Dezembro e Chaves, em Março de 2010 e Fevereiro de 2011
Texto: Adaptado de várias fontes, especialmente da FLORA DIGITAL DE PORTUGAL, do Herbário da UTAD.
Outros: ver mais 2 fotos minhas das bergénias da Rua do Olival AQUI
-
3 comentários:
Os domingos seus sem os seus ficam incompletos Fernando
Coloco lá um versículo bíblico e voce as flores mais lindas da sua terra.
Conheço begônia e até se parece com a bergênia, serão irmãs? rsrs
Vou lá na rua do Olival ver as outras.
Adoro passar o domingo por aqui, nem sempre chego no dia certo rs
mas as flores estao sempre viçosas , me esperando pra os costumeiros elogios.
abraços Fernando
corrigindo : ... os domingos meus sem os seus
aproveito e mando outro abraço
É bom receber abraços, o mundo deveria se abraçar mais - ficava melhor de certeza.
LIS, a gentileza é toda sua e retribuo desta forma: meus dias sem blogues como o seu é que não tinha mesmo piada alguma ...
(já agora, as bergénias e as begónias são apenas irmãs de cor (neste caso o rosa) porque nem sequer pertencem à mesma família botânica ... gosto das duas na mesma e o importante, se calhar é mesmo estarmos atentos ao seu "aparecimento" sazonal - liga-nos mais à terra e aos velhos e bons hábitos dos nossos antepassados - e isso é sempre bom ...)
Não dois abraços mas dois beijos de agradecimento pelos comentários, sempre bem-vindos - eu "cheiro" todos os dias o flor-de-liz, mesmo que não deixe "rasto" dessa actividade ...
Enviar um comentário