A tabúa (tabúa; tabúa-larga; tabúa-de-espiga-negra; morrão-dos-fogueteiros; morrião-dos-fogueteiros, foguetes) que penso que se trate de uma Typha latifolia L. pertence à familia das Typhaceae e à ordem Poales.
Esta família contém apenas o género Typha, com cerca de uma dúzia de espécies. São plantas perenes e de habitats húmidos (palustre) encontrando-se em pântanos, margem de lagoas, charcos, valas ou locais inundados, como ilustram as imagens.
Trata-se de uma planta com rizomas rastejantes subaquáticos com flores unissexuais, reunidas em 2 espigas cilíndricas sobrepostas (principal característica paisagista), contíguas, sendo a inferior feminina, negro-acastanhada e a superior masculina, amarela e mais estreita.
-
Fotos: F.Reis@2010
Locais: Bragança e Chaves
Texto: A informação foi recolhida na internet, essencialmente do blogue "AS MINHAS PLANTAS", da Crix
-
4 comentários:
Pleno de informações, sim senhor.
Um abraço.
Ah Fernando me fez lembrar do tempo da adolescencia que morava no interior e essa "tábua " era mesmo comum nos lugares úmidos , meio encharcados onde não podíamos ir buscar rs
interessante as informaçoes sobre as características unissexuais - jamais saberia se nao tivesse voce , rsrs
Abraços , obrigada pela honra do comentário.
Que belas fotos legendadas com textos bem explicativos.
Parabéns
JOÃO: há que contribuir para o melhor esclarecimento científico possível ... obrigado por ser um dos mais assíduos comentadores do bloguedoreis ... é o melhor incentivo que recebo para continuar em frente ...
LIS: as danadas são mesmo difíceis de "apanhar".
Obrigado por comentar (a Lis é outro dos meus "clientes" mais assíduos ...). Uma companhia imprescindível.
NATÁLIA: Obrigado pelas palavras.
O "TOUT SUR NATHALIE" (e o restante universo "Natália") é um dos blogues que sigo com atenção (apesar de nem sempre comentar).
Um abraço aos três.
Enviar um comentário