A fava (Vicia faba L.) é uma planta da família das Fabaceae. Alcança cerca de 1m de altura e produz, como se vê, flores grandes, brancas ou arroxeadas com mácula preta.
Produz também vagens grandes, dentro das quais se formam as sementes - a fava propriamente dita - base de muitos e deliciosos "pratos" culinários.
É curioso que ainda há quem espere sentado pela "mulher da fava rica" ... e continua a não ser muito delicado mandar alguém "à fava" ... e que tenha que pagar o próximo bolo rei quem a encontrar ... e será sempre o mais desfavorecido a "pagar as favas"...
Não resisto a associar a este post a canção do José Cid, que fala das coisas pequenas e banais, daquelas que passam à nossa frente sem que as vejamos com olhos de ver todos os dias ... e um prato de favas que cai na minha preferência também.
Bom Domingo!
-
Fotos: F.Reis(c)2011
Local: Bendafé
Outros: Chamo a atenção para esta canção do José Cid, para este texto de José Jorge Letria e para esta página.
-
4 comentários:
Oi Fernando
São "favas contadas " ( inevitável) ou "mandar às favas" são pequenas pérolas da nossa linguagem que gosto de usar também e é bem mais fácil do que ver essa plantinha por aqui .
Mas conheço e acho muito linda .
A fava é chamado por aqui de feijão branco e bem temperadinho nas saladas é bem vinda.
Achei bonita a plantação da fava imaginava que era rasteira.
O "Pouco a pouco" do José Cid é uma rotina pra vida inteira .
Pra quê mais hem?
abraços, boa semana
A propósito de favas, aconteceu-me um episódio caricato em Oviedo, no último Verão. Tendo pedido, num determinado restaurante típico, uma fabada asturiana, qual não foi a minha surpresa quando, ao invés de um belo prato de favas, me deparo com um prato cheio de feijões enormes :)
Gostei dos trocadilhos e das flores. Conhecendo-as, levarei menos a mal quando me "mandarem às favas" :)
Boa semana!
Unas fotografías muy bonitas!!
Me resulta curioso lo poco que sabemos de las flores de ciertos productos que consumimos y éstas son un buen ejemplo ¡y lo riquísimas que están las habas!
¿Sabías que en catalán también se llaman "faves"? con una "f" cuando en español es con una "h" ¡cosas de los idiomas!
Un gran abrazo.
LIS e SARA: Deliciosamente (como um prato de favas, diria eu), as vossas participações cruzam-se. Feijoadas ...
MONTSE: Lo mejor de los idiomas es descubrir que menos importante que las palabras son los significados. En este caso, um buen plato de riquissimas habas... que tienen tambien bonitas flores.
Um abraço a todas e um agradecimento pelos comentários. São inestimáveis.
Enviar um comentário