Abelhinhas, bole-bole-maior, bole-Bole, bule-bule, bule-bule-grado, campainhas-do-diabo ou chocalheira-maior são os outros nomes comuns da Briza maxima L., uma gramínia muito comum na Região Mediterrânica e Macaronésia (Açores), ocupando o seu lugar entre as plantas que vivem nos terrenos incultos, matagais e matos. É nativa em África, na região temperada da Ásia e na Europa.
Nas imagens são visíveis as inflorescências.
(ahhhh ... o nome comum apresentado no título existe mesmo, não é invenção minha ... e já o ouvi associado a uma variedade de uva de mesa também - e confesso que não achei piada alguma aos restantes - se brisa fosse opção ... .
A primeira foto corresponde a uma das duas imagens que apresentei a concurso no 1º RAIDE FOTOGRÁFICO - SENTIR VIDAGO, ontem mesmo. Expliquei devidamente aos organizadores a razão de ser da minha escolha.)
BOM DOMINGO A TODOS!
-
Fotos: F.Reis(c)2011
Locais: Chaves e Vidago
Texto: recolhido de várias fontes, em especial da FLORA DIGITAL DE PORTUGAL, do Jardim Botânico da UTAD-
3 comentários:
Quilhão-de-galo? A sério? Não fazia a menor ideia, apesar da sua familiaridade...
Cá fico à espera de mais produtos do raid. Deve ter valido bem a pena.
Um abraço e bom resto de domingo!
SARA: Valeu mesmo (apesar de, no Palace termos tido carta-branca apenas para o espaço do Jardim - que podia estar melhorzito, diga-se de passagem).
Postarei mais fotos numa série que estou a organizar ainda ...
Abraço.
ahhh ... e sobre o nome da plantinha muito fotogénica ... é mesmo um dos nomes comuns dela ...e bule-bule (por exemplo) nada me diz ...
Enviar um comentário